O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023, que abrangem dados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023. A UFRGS obteve novamente o conceito 5 (nota máxima) no Índice Geral de Cursos, e 4,523 no IGC Contínuo, mantendo-se como melhor universidade federal do País e segunda melhor entre todas as instituições avaliadas. A primeira colocada é a Unicamp (instituição estadual de SP), que obteve IGC Contínuo de 4,64.
Flávio Dutra/Arquivo UFRGS |
Na tabela abaixo, estão listadas as 10 universidades que tiveram o ICG Contínuo mais alto. O arquivo completo, com os dados de todas as instituições de educação superior avaliadas, está disponível no site do Inep, neste link.
O resultado da UFRGS em 2023 é superior ao verificado na última avaliação, em 2022, quando o IGC Contínuo foi de 4,4010. Este é o quinto ano consecutivo em que a UFRGS registra crescimento no índice. O número foi de 4,297 em 2018; 4,3005 em 2019; e 4,349 em 2021. Em 2020, com a pandemia e o adiamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), não houve apuração.
Os resultados foram apresentados pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira, em evento transmitido pelo YouTube.
Fonte: UFRGS
Quer boas notícias todos os dias?
Comentários