Presidente Lucena, a cerca de 65 km de distância de Porto Alegre, está entre as cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida. De acordo com o instituto Imazon, o município está na 6ª posição do ranking, que considerou indicadores como educação, saúde e segurança.
Com seus pouco mais de 3 mil habitantes, conforme dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Presidente Lucena somou pontuação de 70,07, superando capitais e grandes centros urbanos.
Veja mais detalhes do ranking depois da imagem.Prefeitura de Presidente Lucena / Divulgação
"Cada morador e trabalhador lucenense contribui diariamente para que a cidade avance em qualidade de vida. Estar entre os melhores municípios do Brasil é motivo de orgulho coletivo e mostra que, quando se trabalha em conjunto, é possível construir um lugar cada vez melhor para viver", comemorou a prefeitura nas redes sociais.
A melhor colocação geral ficou com Gavião Peixoto (SP), que teve 73,26. O levantamento contemplou os 5.570 municípios brasileiros.
Como o índice foi feito?
O índice é composto por 57 indicadores separados em três grupos principais. São eles:
- Necessidades Humanas Básicas: avalia se o brasileiro tem acesso a comida, saúde, moradia, segurança.
- Fundamentos do Bem-Estar: analisa acesso à educação fundamental, vida saudável, contato com a natureza.
- Oportunidades: analisa os dados a respeito de direitos individuais e acesso ao ensino superior.
Porto Alegre e o RS
Embora não tenha nenhuma cidade entre as piores do Brasil, o Rio Grande do Sul ocupa apenas uma posição intermediária no ranking do Imazon. O Estado está em 10º lugar com pontuação de 62,09. Entre as capitais, Porto Alegre é a 12ª em termos de qualidade de vida. A pontuação da Capital foi de 66,10.
Em solo gaúcho, Porto Alegre é apenas 22ª melhor cidade. O trabalho do Imazon considera 57 indicadores sociais e ambientais divididos em três dimensões: necessidades Humanas Básicas; fundamentos do Bem-Estar e oportunidades.
Ranking das capitais brasileiras por qualidade de vida (IPS 2025)
- Curitiba (PR)
- Campo Grande (MS)
- Brasília (DF)
- São Paulo (SP)
- Belo Horizonte (MG)
- Goiânia (GO)
- Palmas (TO)
- Florianópolis (SC)
- João Pessoa (PB)
- Cuiabá (MT)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Porto Alegre (RS)
- Teresina (PI)
- Aracaju (SE)
- Natal (RN)
- Vitória (ES)
- Fortaleza (CE)
- São Luís (MA)
- Boa Vista (RR)
- Recife (PE)
- Manaus (AM)
- Belém (PA)
- Rio Branco (AC)
- Salvador (BA)
- Maceió (AL)
- Macapá (AP)
- Porto Velho (RO)
Curitiba lidera o ranking, destacando-se em áreas como saneamento e meio ambiente. Campo Grande e Brasília completam o pódio, evidenciando bons índices em segurança, saúde e infraestrutura urbana.
Fonte: G1, UOL, Imazon, Correio do Povo
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários