Foi divulgada nesta semana a edição de 2025 do Center for World University Rankings (CWUR). O ranking anual lista as 2 mil melhores universidades entre 21.462 instituições classificadas. O Brasil participou com 53 universidades, e a UFRGS se classificou novamente em quinto lugar nacionalmente e em nono entre as 102 na região. Mundialmente, a UFRGS perdeu 12 posições, passando a ocupar o 476º lugar. Esta classificação permite à UFRGS permanecer no grupo das 23,8% melhores instituições do mundo.
Rochele Zandavalli/UFRGS - Arquivo |
O quadro abaixo mostra o desempenho na UFRGS no CWUR desde 2014, quando começou a participar do ranking. Observa-se que esta participação vem sofrendo oscilações ao longo do tempo, e a melhor classificação absoluta da Universidade, em termos mundiais, ocorreu na edição 2018/2019. Entretanto, quando observada a relação com o total de IES classificadas, a melhor posição relativa da UFRGS ocorreu no período 2019/2020, quando ficou entre as 22,70% melhores do mundo. Em relação às instituições latino-americanas, a melhor classificação da UFRGS ocorreu na edição de 2020/2021, em que integrou as 7,89% melhores da região. Nesta mesma edição, atingiu sua melhor classificação nacional quando compôs o grupo das 8,77% melhores do país.
O Top 10 Global desta edição é: Universidade de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade de Stanford, Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford, Universidade de Princeton, Universidade da Pensilvânia, Universidade de Columbia, Universidade de Yale e Universidade de Chicago. Entre as instituições brasileiras, a primeira posição é da Universidade de São Paulo (USP), que ocupa também a primeira posição entre as instituições latino-americanas.
O CWUR publica desde 2012 o ranking acadêmico de universidades globais, que avalia qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho de pesquisa sem depender de pesquisas e envio de dados universitários.
A análise da Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS sobre o CWUR 2025 pode ser acessada neste link.
Fonte: UFRGS
Comentários