Conforme a Prefeitura de Porto Alegre está anunciando em suas redes sociais, a capital gaúcha será uma das próximas cidades a contar com o Abrigo Amigo! O projeto, fruto de uma parceria com a Eletromidia e a Claro, chega para aumentar a segurança e o acolhimento nos pontos de ônibus durante a noite e a madrugada.
Veja neste post como tudo funciona.
Divulgação |
Com a instalação da tecnologia em 50 abrigos, estrategicamente selecionados, os usuários das paradas de ônibus em Porto Alegre poderão ter acesso a chamadas de vídeo em tempo real com uma central de monitoramento, garantindo mais tranquilidade para quem utiliza o transporte coletivo.
Confira reportagem sobre o projeto, publicada aqui em nosso site, em 2023
A ampliação
A Eletromidia firmou uma parceria exclusiva com a Claro para ampliar o Abrigo Amigo, iniciativa que utiliza tecnologia para oferecer companhia e segurança a usuários em pontos de ônibus durante a noite e madrugada.
Com o apoio da operadora, o projeto entra em uma nova fase de expansão e chegará a 553 novos locais, totalizando 635 abrigos ativos em oito cidades brasileiras até 2027.
O objetivo é fortalecer a atuação do projeto na redução da violência contra a mulher.
PrefPOA/Reprodução |
Como funciona o Abrigo Amigo?
Lançado em junho de 2023, o projeto reforça a importância de soluções que unem tecnologia e humanização para criar ambientes urbanos mais acolhedores.
Cada ponto de ônibus é equipado com internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes.
Essa infraestrutura permite que os usuários acionem atendimento remoto especializado entre 20h e 5h diariamente, período em que as pessoas, sobretudo mulheres, declararam se sentir mais vulneráveis, de acordo com pesquisas feitas pela empresa de out-of-home.
Nesse período, os abrigos são monitorados por uma central dedicada, que garante suporte e segurança até a chegada do transporte, reduzindo a sensação de vulnerabilidade nos horários de menor movimento.
Impacto
O Abrigo Amigo registrou cerca de 22 mil chamadas de companhia e 306 ocorrências documentadas nos 82 abrigos já em operação.
O projeto, viabilizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), mostra como a mídia out-of-home pode ir além da exibição de anúncios e assumir também um papel social.
Confira reportagem sobre o projeto, publicada aqui em nosso site, em 2023
Confira reportagem sobre o projeto, publicada aqui em nosso site, em 2023
Fonte: PMPA, Meio&Mensagem e Redação AP
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