ESTUDO: Cantar Beatles e Elvis pode ajudar a combater doenças pulmonares

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, e da Universidade de Cambridge revelou que cantar músicas dos Beatles e de Elvis Presley pode trazer benefícios significativos para pessoas com doenças pulmonares crônicas, como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e DPI (Doença Pulmonar Intersticial).

Montagem/Divulgação


Durante 12 semanas, pacientes participaram de um programa online de canto em grupo, interpretando clássicos como “Let It Be”, dos Beatles, e “Can’t Help Falling in Love”, de Elvis. O resultado surpreendeu: aqueles que frequentaram oito ou mais sessões relataram melhor qualidade de vida, menos ansiedade e maior controle da respiração.

De acordo com os cientistas, o canto pode atuar como uma forma segura e eficaz de terapia complementar, ajudando no controle da respiração, no humor e na conexão social entre os participantes (via The Independent).

A pesquisa, apresentada no Congresso da Sociedade Respiratória Europeia, reforça o poder da música, especialmente o rock clássico, como ferramenta de saúde e bem-estar. Afinal, nada como um bom refrão dos Beatles ou um baladão de Elvis para dar fôlego à vida.

Fonte: Rádio 89 FM


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários