16º Festival Brasileiro das Aves Migratórias acontece de 20 a 23 de novembro, em Mostardas (RS)

De 20 a 23 de novembro de 2025, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas/RS, será palco de um dos maiores eventos de celebração da natureza e das aves migratórias que cruzam continentes para pousar na região.

Divulgação

O 16º Festiva Brasileiro de Aves Migratórias terá a Praça Central como sede principal das atividades e a programação contempla a observação de aves no Parque Nacional da Lagoa do Peixe com saídas de campo, atividades culturais, palestras, oficinas, pedalada, exposições e artesanato.

O festival é referência nacional na promoção da conservação das aves migratórias e dos seus habitats , conectando com a natureza e a conservação.

O evento é realizado em numa parceria com a Prefeitura de Mostardas, Parque Nacional da Lagoa do Peixe e Instituto Chico Mendes de Bioconservação.

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é um santuário para aves migratórias do Hemisfério Norte e Sul, sendo um importante ponto de parada para espécies como flamingos, maçaricos, gansos e cisnes. O parque, reconhecido internacionalmente como Sítio Ramsar, abriga mais de 180 espécies de aves em seus complexos ecossistemas costeiros e litorâneos. 

Confira a programação

Quinta-feira, 20 de novembro

9h- Recepção e credenciamento

10h- Oficina Identificação de Aves Limícolas 

10h às 16h30- Exposições itinerantes- Educação Ambiental para Identificação e Solução de Conflitos Ambientais/Conservação e Reabilitação de Animais Marinhos/ Museu do Ceclimar- Conhecendo a Biodiversidade Marinha e Costeira

17h- Mateada na Praça

17h30- Momento Cultural: Ensaio de Promessa 

18h30 Abertura Oficial na Praça Central

20h- Palestras no Auditório Municipal Mathias Azambuza Velho- Monitoramento Remoto do Maçarico- do- Papo-Vermelho/ Como as Aves Movimentam o Turismo/História de Mostardas


Sexta-feira, 21 de novembro

9h- Oficinas- Arte de Passarinhar- Roteiro Visual e sonoro com a Natureza/ Circuíto das Aves Limícolas e Migratórias do Brasil/Observação de Ave para Iniciante

10h às 16h30- Exposições itinerantes- Educação Ambiental para Identificação e Solução de Conflitos Ambientais/Conservação e Reabilitação de Animais Marinhos/ Museu do Ceclimar- Conhecendo a Biodiversidade Marinha e Costeira

13h30- Saída de Campo ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe/ Oficina Circuíto das Aves Limícolas e Migratórias do Brasil

17h- Mateada na Praça

17h30- Momento Cultural: visita à Casa de Cultura

19h- Palestras no Auditório Municipal Mathias Azambuza Velho- Turismo de Observação de Vida Silvestre/Monitoramento de Aves de Conservação do Parque da Lagoa do Peixe/Como Ajudar a Ciência Observando Aves/Desafios para a Conservação de Aves de Área Coberta do Parque Nacional da Lagoa do Peixe/Fisionomia e Vegetação dos Ambientes Abertos/ Influência da Estratégia de Forrageio na Contaminação por Microplásticos nas Aves.

21h30- Momento Cultural- Santo de Casa


22 de novembro, sábado

9h-Oficinas- Da Conservação aos Pios/Introdução a Pintura de Aquarela Realista

10h às 16h30- 10h às 16h30- Exposições itinerantes- Educação Ambiental para Identificação e Solução de Conflitos Ambientais/Conservação e Reabilitação de Animais Marinhos/ Museu do Ceclimar- Conhecendo a Biodiversidade Marinha e Costeira

10h30- Mesa Redonda- Qual o Papel da Save Brasil na Região da Lagoa do Peixe e a Relação com a Comunidade/Certificação dos 35 anos da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas

13h30- Saída de Campo ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe

17h- Mateada na Praça

17h30- Momento Cultural: Invernada Grupo Folclórico Anita Garibaldi/ Invernada CTG Tropeiros do Litoral

19h- Palestras no Auditório Municipal Mathias Azambuza Velho- Projeto Piru-Piru, Unindo Pesquisa, Educação e Ciência Cidadã/Atividades de Educação Ambiental nos COAS/ Influenza Aviária, a Importância da Rede de Vigilância para Detecção Precoce/ Povoamento Inicial do Litoral Norte.

21h- Exibição do Filme Costa dos Pampas 

22h- Momento Cultural- Apresentação com Os Fabianos


Domingo, 23 de novembro

8h- Aquecimento para Pedalada no Parque

9h- Pedalada no Parque Nacional da Lagoa do Peixe

12h Encerramento


Fonte: site Dapraia News e Parque Nacional da Lagoa do Peixe


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários