A prefeitura de Paris transformou a histórica Place de l’Hôtel de Ville (foto abaixo), conhecida como a Praça da Prefeitura da capital francesa, que antes era um grande calçadão sem vegetação, em uma floresta urbana. Tudo isso em apenas 8 meses. No total são 49 árvores e arbustos, que agora compõem a terceira floresta urbana da cidade, depois da Place de Catalunha e da do Bois de Charonne.
| Como ficou a praça da Prefeitura - Reprodução |
Essa iniciativa faz parte de um plano municipal contra o aquecimento global e as ilhas de calor urbana, promovendo um ambiente urbano mais equilibrado e garantindo melhor qualidade de vida à população. As florestas urbanas estão ganhando espaço gradualmente na capital, trazendo um pouco de verde e frescor durante o verão onde havia falta destes elementos.
Após a Praça da Catalunha (foto mais abaixo) e o átrio da Prefeitura, agora é essa Praça do Coronel Fabien, localizada entre o 10º e o 19º arrondissements, que passa por uma transformação para receber árvores e um espaço mais tranquilo, com plantio de uma floresta com árvores de grande porte e cerca de 75 arbustos.
| Como era o calçamento do Hôtel de Ville, que abriga a prefeitura - Reprodução |
As obras devem ser concluídas até fevereiro de 2026.
Novas faixas de ciclovia e áreas de turismo pedonal estão sendo implementadas para promover a mobilidade sustentável, especialmente considerando que a estação de metrô Colonel Fabien fica bem ao lado da praça. Apesar das obras, que há um ano afetam os moradores da região, este recém-inaugurado espaço verde promete tornar o local mais agradável, sobretudo para as famílias do bairro, com áreas de descanso arborizadas e uma atmosfera de floresta.
Para recordar, as zonas de "flore" urbana devem trazer benefícios para quem vive na cidade, incluindo o resfriamento do ambiente e a redução da temperatura em áreas próximas durante ondas de calor, assim como a captura de carbono e a preservação da biodiversidade nas áreas urbanas.
| Praça da Catalunha, onde há outra floresta urbana - Reprodução |
Fonte: O SUL, Archiurbe, Sortir a Paris e Redação AP
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários