A fila de espera por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou o seu menor nível nos últimos dois anos, trazendo um alívio expressivo para a população. Com quedas consecutivas ao longo dos últimos quatro meses, o volume total chegou à marca de um milhão e novecentos mil requerimentos, o patamar mais baixo desde outubro de 2024.
| Agência Brasil |
A nova presidente do instituto, Ana Cristina Silveira, ressaltou que o objetivo da atual gestão não é apenas entregar um resultado momentâneo, mas sim promover uma melhoria estrutural e permanente nos fluxos de trabalho. A principal meta estabelecida é zerar, até o final do mês de setembro, todos os seiscentos e dezesseis mil requerimentos que atualmente aguardam análise fora do prazo legal de quarenta e cinco dias. O restante da fila é composto por pedidos que estão dentro do prazo normal ou que dependem do envio de documentações complementares por parte do segurado.
Estabilidade tecnológica e união de esforços
Para garantir que as análises ganhem velocidade, o INSS montou uma força-tarefa em conjunto com o Ministério da Previdência e com a Dataprev, estatal responsável pela tecnologia do sistema. O foco principal é solucionar as antigas instabilidades e panes operacionais que atrasavam o andamento dos processos.
A estratégia já apresenta resultados práticos: no último mês, o sistema não registrou quedas. As atualizações e melhorias tecnológicas passaram a ser rigorosamente planejadas e executadas em horários de menor fluxo, garantindo que os servidores tenham as ferramentas funcionando plenamente para processar as concessões e suprir as necessidades dos cidadãos de forma rápida e eficiente.
Fonte: Folha de S.Paulo
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários