PELOTAS: Theatro Sete de ABRIL, o mais antigo do RS, reabre após 16 anos de reformas

Após 16 anos de espera, o teatro mais antigo do Rio Grande do Sul voltará às atividades. Fechado desde 2010, o Theatro Sete de Abril reabre nesta semana, em Pelotas, na região sul do estado. 

A reinauguração acontecerá em 7 de julho, dia em que o município completa 214 anos. A programação inclui shows dos pelotenses Vitor Ramil e DJ Helô.

Veja mais detalhes neste post.

Volmer Perez/Divulgação


Um dos mais antigos teatros do Brasil, o espaço foi tombado em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1972.

Em janeiro de 2010, após uma denúncia anônima e uma vistoria que atestou comprometimento da estrutura de sustentação do telhado, o Sete de Abril fechou para apresentações com público. Neste período, passou por obra de restauro completa.

“É um patrimônio do estado e do Brasil. Trabalhamos muito para que pudéssemos tê-lo aberto novamente. Nesses mais de 16 anos, o silêncio tomou conta do nosso teatro. Agora, vamos voltar a lançar luz com muitas apresentações. Será muito importante para a nossa cultura”, celebra o prefeito Fernando Marroni (PT).

Completa esta longa etapa de revitalização, um dos desafios será reintegrar o teatro tanto na rota cultural de artistas quanto na preferência do público.

“A formação de público é fundamental. Ficamos 16 sem receber público. É muito ruim para uma cidade como Pelotas não ter um teatro próprio. Outro ponto muito importante é a manutenção deste espaço, para que daqui a 15 anos não tenha que fechar novamente”, afirma o diretor do teatro, Alexandre Mattos Meireles.

O ator, diretor e produtor cultural também destaca outros dois eixos principais na gestão do local: a ocupação artística e a geração de emprego e renda.

“A pauta já está aberta. Temos atividades marcadas com peças, companhias de dança, vamos fazer um festival de teatro e lançar um edital para 15 apresentações. Para além disso, vamos retomar o projeto 277, que é às segundas-feiras, às 19h, no Sete, um espetáculo de música gratuito. E terça-feira o Sete em cena, focado em artes cênicas — teatro dança e circo”, afirma Alexandre.

Outro espetáculo já confirmado após a cerimônia de reinauguração será um show do músico Nei Lisboa, no dia 18 de julho, um sábado.

Programação da reinauguração

Os pelotenses Vitor Ramil e DJ Helô serão as principais atrações do evento de reabertura do Theatro Sete de Abril. O objetivo é trazer, com o músico, um show intimista, com uma mistura de música e projeção de imagens, e momentos em que Vitor e o filho Ian vão compartilhar o palco.

Em frente ao teatro, busca-se um clima de celebração em ritmo de baile, com a playlist animada da DJ Helô. A cerimônia de reabertura, às 19h30, e o show de Vitor Ramil, às 20h30, serão transmitidos ao vivo para um telão instalado no local.

Nova identidade visual

O teatro também vai estrear presença digital com site próprio e perfil no Instagram. O lançamento está previsto para o dia 6 de julho, véspera da reabertura. Será lançada também a exposição fotográfica “Pelotas — Viva o presente”, na sala Frederico Trebbi do Paço Municipal.

A entrada no ambiente digital vem acompanhada de uma nova marca gráfica, desenvolvida pela Secretaria de Comunicação. A identidade sintetiza elementos da fachada histórica do teatro em formas geométricas e tipografia moderna — uma tradução visual que busca conectar a tradição do espaço a uma linguagem contemporânea e versátil para aplicações digitais.

A proposta, segundo o diretor de arte da Secom, Rafael Almeida, é preservar a memória do Theatro ao mesmo tempo em que anuncia sua nova fase para a cidade. A simplificação dos detalhes da fachada também tem como objetivo aproximar o Sete de Abril das novas gerações.

Fonte: G1 e RadioCom


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.  



Comentários