Região Metropolitana se mobiliza para atender população de rua diante da previsão de frio intenso

Municípios da Região Metropolitana estão se mobilizando para atender a população de rua durante os próximos dias, quando uma onda de frio intenso deve atingir o Rio Grande do Sul. Há previsão de geada ampla em praticamente todo o território gaúcho e as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de – 2ºC. 

Em Porto Alegre, o ginásio Gigantinho, do Sport Club Internacional, receberá moradores de rua entre a terça-feira (27) e o próximo domingo (1º), conforme noticiado aqui em nosso site

Também a Defesa Civil do RS reforçou a campanha do agasalho nessa semana de frio intenso. Leia aqui mais detalhes.


Jon Tyson/Unplash

Veja medidas adotadas por cidades da Região Metropolitana:

Canoas

De acordo com a prefeitura de Canoas, desde 29 de junho o município conta com uma estrutura no Centro Olímpico Municipal para receber a população de rua. No local, há testagem para a covid-19, alimentação e assistência. O ponto, que estará disponível para atender esse público durante a onda de frio deve ficar aberto até o dia 15 de agosto. 

— Se for preciso, ampliaremos o prazo — afirmou o prefeito Jairo Jorge.

A cidade também tem um albergue que atende, atualmente, mais de cem moradores de rua. Cinco equipes circulam pela cidade durante a noite prestado assistência.  Conforme a prefeitura, a população tem ajudado com doações de roupas de alimentos — já foram recebidos mais de 16 mil peças de roupas e duas toneladas de alimentos.

São Leopoldo

A prefeitura de São Leopoldo lançou um plano emergencial para atendimento de pessoas em situação de rua e famílias residentes das áreas de maior risco e exposição ao frio na cidade. A partir de terça-feira (27) e até a próxima segunda (2), será realizada readequação temporária dos serviços ofertados no Centro Especializado para a População Adulta de Rua (Crepar) e Centro Pop, ampliando as vagas de 41 para 60. 

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) estará nas ruas das 19h às 23h neste mesmo período, buscando realizar um trabalho de convencimento às pessoas em situação de rua a acessarem o serviço institucional ofertado pelo município. Aqueles que possuem animal de estimação poderão levar o pet junto aos serviços durante este período.

Também serão distribuídos 150 quilos de alimentos às iniciativas comunitárias mapeadas pela SDS em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), a fim de que os espaços de preparação de alimentos possam ofertar jantas quentes à noite.

Alvorada

De acordo com a prefeitura de Alvorada, o abrigo municipal está preparado para atender a população em situação de rua. Além de doações recebidas, foram adquiridos cem cobertores novos para atender aos abrigados. O abrigo está equipado com máscaras, álcool gel e a equipe foi preparada para atender a população.

A prefeitura destaca que estão sendo feitas ações de acompanhamento e monitoramento dos moradores em situação de rua de segunda a sexta-feira para resgatar e orientar os cidadãos que necessitem de abrigo. A equipe já realizou mais de 85 abordagens, além da distribuição de cobertores e agasalhos.

A casa de acolhimento, está localizada na Rua Icaraí, 352, e conta com 30 vagas. As solicitações de atendimento para pessoas em situação de rua podem ser feitas através dos telefones 51 99147-6951 e 51 99351-7789.

Novo Hamburgo

A prefeitura de Novo Hamburgo aumentou em 17 o número de vagas oferecidas nas estruturas montadas pela administração municipal para que pessoas em situação de rua passem a noite longe do frio. No total, são 75 vagas, com a ampliação a partir desta terça-feira (27). Na estrutura montada na Fenac, é possível que as pessoas também levem seus pets, onde existe um espaço específico para eles.

O trabalho de abordagem social ocorre desde o início do inverno e são oferecidos pelo município dois espaços para as pessoas em situação de rua, como o acolhimento, onde é possível fazer o pernoite, com ingresso às 19h e saída às 7h, com possibilidade de banho e janta.

Outra possibilidade é o abrigo emergencial com permanência por 24 horas, com necessidade de seguir algumas regras para que seja possível a convivência entre quem passa por situações de vulnerabilidade. Além de banho, também há alimentação.

Viamão

A partir desta terça-feira, além do acolhimento às pessoas em situação de rua no ginásio municipal, uma grande corrente vai se formar em nove escolas municipais e no Cras Itapuã, em Viamão. Nesses espaços, a população de rua poderá buscar cobertores, agasalhos, calçados e receber alimentação. Os locais estão sendo divulgados nas redes sociais da prefeitura.

— Estamos convidando toda a sociedade a se engajar nessas ações de enfrentamento ao frio acolhendo as pessoas, dando suporte e permitindo que possam enfrentá-lo com agasalho e alimento — afirmou o prefeito Valdir Bonatto.

Igrejinha

Medidas de segurança foram definidas para evitar os danos causados pelo frio, e garantir locais para atendimento de pessoas em situação de rua de Igrejinha, bem como o acesso a cobertores e agasalhos para as famílias que mais necessitem.

As pessoas em situação de rua terão abrigo junto ao Creas, com uma estrutura pronta para o atendimento até o dia 2 de agosto.

— Estamos preparados para atender a população durante essa onda de frio que se aproxima. Nossas equipes técnicas estarão de plantão para atendimento, prestando todo apoio necessário — afirma o prefeito Leandro Horlle.

À comunidade, o apelo é que contribua com a doação de agasalhos, roupas de inverno e cobertores para distribuição nos dias de frio extremo. Uma equipe técnica estará recebendo as doações no Cras ou na prefeitura, nos horários de expediente.

Com informações de GZH




Comentários